Hospedagem de site – O que é ?

A hospedagem de site inicia quando se aloca um espaço em um disco em um servidor para que você armazene seus dados, eles estão fazendo uma hospedagem para um site.

Assim, ao hospedar, é criado os arquivos que compõem um site (código, imagens etc.), ficando a disposição para visualização online.

Em todos os momentos, o site visitado sempre esta hospedado em um servidor. O total de espaço alocado em um servidor para um site depende do tipo de hospedagem web.

Os tipos de hospedagem normais são, dedicado, VPS , revendedor e compartilhado.

Eles são diferenciados pela tecnologia usada pelo servidor, pelos serviços de publicidade oferecidos e pelo nível de gerenciamento.

Em poucas palavras, hospedagem web é o processo de alugar ou comprar espaço em um servidor para abrigar um site na internet.

O conteúdo do site, como HTML, CSS e imagens, deve ser alojada em um servidor para visualização online.

Assim, ao oferecer uma variedade de planos de hospedagem, eles cobrem todas as necessidades para hospedagem de pequenos blogs a grandes projetos.

O que é um servidor? É um computador que liga os internautas ao seu site de qualquer parte no planeta que possua transmissão de dados.

Dessa forma, os provedores de serviços de hospedagem possuem servidores, serviços associados para hospedar sites e conectividade.

Então, se você decidiu criar sua presença na internet, é primordial ter um bom e confiável serviço de hospedagem web.

Existem centenas de hospedagem web disponíveis hoje, literalmente, oferecendo uma variedades de serviços.

Assim, tem planos para varias situações, opções limitadas, ilimitadas, especializados para negócios, serviços caros, e  até gratuitos.

Escolher o plano de hospedagem de qualidade significa ter acesso à serviços eficientes para manter o carregamento do site com rapidez e confiabilidade para as pessoas que visitam seu web site.

 

Como funciona a hospedagem na web

A hospedagem internet se concretiza quando os dados que compõem um site são carregados em um servidor web. Os recursos do servidor (RAM, espaço no disco rígido e largura de banda) são alocados aos sites que o utilizam.

Assim, o uso dos recursos do servidor depende do tipo de plano de hospedagem escolhido. Para escolher o plano de hospedagem apropriado, você primeiro precisa diferenciar os planos disponíveis.

Para os leitores não técnicos, vamos usar uma analogia simples: a escolha da hospedagem na web é parecida com um espaço físico.

Dessa forma, como você decide que tipo de escritório é adequado para suas necessidades? Você tem intenções de expandir-se rapidamente ou espera que muitas pessoas entrem e saiam? Você consideraria alugar um prédio inteiro ou criaria seu próprio espaço?

Mais fatores para considerar: Quão fácil é o acesso dos quartos, quais funções eles oferecem (extras como um quadro branco, internet de alta velocidade e outras instalações), onde estão localizados e o custo total.

Então, essas considerações determinarão suas necessidades e ajudarão a decidir qual o tipo de hospedagem de site se encaixa.

 

Tipos de hospedagem de Site

Compartilhada: é semelhante ao aluguel de uma estação de trabalho em um escritório ocupado, barulhento, de plano aberto ou espaço de trabalho.

Você tem todas as conveniências modernas: uma mesa, conexão à Internet e alguns artigos de papelaria e compartilha o espaço com outros colegas de trabalho, incluindo cozinha, impressora e banheiro.

Você não pode fazer nenhuma reforma no espaço, como instalar quadros brancos etc. Essa é uma opção comum para sites pequenos e não é apropriada para projetos comerciais em larga escala.

Divisão de espaço

Hospedagem compartilhada é quando um site é hospedado no mesmo servidor que muitos outros sites.

Assim, é mais barato e fácil de configurar, o que o torna preferido para sites novos que não esperam muito tráfego no curto prazo. É mais condizente para negócios de médio e pequeno e sites pessoais.

Qualquer pessoa que queira falar com marketing digital ou administrar uma empresa on-line deve revisar cuidadosamente suas opções de hospedagem compartilhada e garantir que seu provedor possa oferecer serviços como a hospedagem SSD, projetada especificamente para sites de comércio eletrônico.

Dessa forma, a hospedagem compartilhada não é adequada para sites grandes com muito tráfego. Esses sites precisam de um servidor dedicado para acomodar uma quantidade adequada de recursos para garantir um desempenho decente do site.

Servidor virtual privado (VPS): é um bom passo além da hospedagem compartilhada. Empresas de médio porte se beneficiarão do aluguel de um escritório em um parque empresarial.

Dessa forma, com um VPS, os usuários são isolados um do outro. Você tem vizinhos, mas é menos dependente deles e pode realizar quaisquer reformas (personalizações) conforme desejar e organizar sua estação de trabalho por conta própria.

Servidores privados virtuais (VPS), também conhecidos como servidor dedicado virtual (VDS), é quando um servidor virtual aparece para cada cliente como um servidor dedicado, mesmo que esteja realmente servindo vários sites.

Mais flexibilidade

Dessa forma, a principal diferença entre hospedagem compartilhada e VPS é que os clientes têm acesso total para configurar o VPS, muito mais próximo da hospedagem de estilo dedicado.

O VPS é frequentemente usado por sites e organizações menores que desejam a flexibilidade de ter um servidor dedicado, sem os altos custos implícitos.

Servidor dedicado: Um prédio inteiro é comparável ao da hospedagem de sites em um servidor dedicado. É uma opção mais cara e melhor para sites que valorizam a confiabilidade e o alto desempenho.

Assim, como você controla todo o espaço, você tem mais configurações e muito espaço, mas não vale a pena investir se você não usar o espaço incluído.

Hospedagem dedicada (às vezes chamada de hospedagem gerenciada ou servidor dedicado) fornece servidores inteiros para aluguel.

Assim, esse tipo de hospedagem é comparativamente caro quando colocado lado a lado com planos de hospedagem compartilhados; por esse motivo, é realmente usado apenas quando um site tem muito tráfego ou quando é necessário mais controle do servidor.

Há mais na hospedagem dedicada do que fornecer um único site com todo o equipamento do servidor alojado em um data center.

Dessa forma, dispõe mais recursos para administração do servidor de autoatendimento. Isso é considerado um arranjo mais flexível, pois permite controle total sobre o servidor, seus softwares e sistemas de segurança.

No entanto, você precisa ter conhecimento técnico de servidores para gerenciar sua maquina virtual.

Armazenamento em nuvem: Este modelo de hospedagem em nuvem se tornou extremamente popular.

mais eficiente

Esse tipo de hospedagem opera em muitos servidores da Web interconectados que fornecem uma infraestrutura da Web acessível, escalável e confiável.

Os planos de hospedagem na nuvem geralmente oferecem largura de banda confiável e não medida, e uma quantidade infinita de espaço em disco para domínios ilimitados, o que explica por que tantas empresas grandes estão recorrendo à nuvem.

É um método eficaz de executar um site com aplicativos que consomem muitos recursos ou um grande número de ativos de conteúdo, como imagens, mas pode ter um custo muito maior.

Revenda de Hospedagem: Esse modelo é uma forma de hospedagem na web em que o possuidor da conta pode usar o espaço e a largura de banda alocados no disco rígido para hospedar um site em nome de terceiros.

Nesse modelo, você passa a ser um “revendedor” de contas neste servidor.

Assim, a hospedagem do revendedor é benéfica quando a quantidade de espaço comprado não é usado e os recursos alocados podem ser compartilhados com outra conta.

Compartilhar espaço em disco, largura de banda, CPU, etc., enquanto obtém uma fonte de renda recorrente.

Os provedores de hospedagem oferecem planos específicos de hospedagem para revendedores para acomodar empreendedores interessados nessa prática comercial.

Comprar um plano de hospedagem para revendedores também é útil para qualquer pessoa com vários domínios.

Você pode criar seus próprios pacotes de hospedagem para seus sites ou clientes, fornecendo os recursos alocados à conta de hospedagem do revendedor.

 

Hospedagem de Site e Hospedagem de Domínio

Hospedagem de domínio

Depois de adquirir um nome de domínio, os arquivos que compõe seu site (HTML, CSS, imagens, bancos de dados etc.) precisam ser armazenados juntos em um local conectado à Internet, um servidor da Web.

Após o carregamento dos arquivos do site no servidor de hospedagem web, o host é responsável por entregar os arquivos aos usuários.

Mencionamos que a hospedagem de site disponibiliza sites para as pessoas acessarem por meio do navegador, mas como isso funciona exatamente?

O sistema de nomes de domínio (DNS) garante que o navegador do site se conecte ao computador (servidor) certo que armazena os arquivos do site.

Em outras palavras, quando alguém digita seu endereço da web nos navegadores, o computador se conecta pela Internet ao servidor da Web que contém os arquivos do site.

Ele localiza o endereço IP do seu domínio (onde está armazenado no sistema de nomes de domínio) e direciona os usuários para o site certo.

O navegador mostrará as informações do site (todos os dados que compõem suas páginas) para que eles possam navegar nas páginas a qualquer momento.

 

Como escolher um host

Sua escolha de um provedor de serviços de hospedagem na web apropriado e confiável é uma etapa importante para entrar online, especialmente se você estiver lançando um site comercial.

Os hosts não apenas disponibilizam seu site para terceiros, mas também oferecem serviços relacionados ao gerenciamento desses servidores e seu software, suporte, largura de banda, velocidade e assim por diante.

 

Hospedagem gratuita na web tem um custo

Subsídio de largura de banda

O subsídio de largura de banda (às vezes chamado de “tráfego” ou “transferência de dados”) é o número de bytes necessários para transferir o site para todos os visitantes quando eles navegam no conteúdo.

O plano do host vai libera espaço necessário para seu projeto? Para ter uma ideia aproximada dos requisitos típicos de tráfego de um site, a maioria dos sites novos que não fornecem vídeo ou música em seu site usa menos de 3 gigabytes de largura de banda por mês.

Assim, se você prevê uma rápida expansão futura ou se suas necessidades incluem som, vídeo, etc., considere o espaço extra oferecido por um provedor de hospedagem pago.

Se você está pensando em optar por um host gratuito, pense primeiro no tamanho do seu site e quantos visitantes você espera diariamente.

Dessa forma, muitos hosts gratuitos da web impõem limites diários ou mensais à quantidade de tráfego que seu site pode usar.

Se o seu conteúdo incluir muitas imagens ou vídeos que atraem mais do que o número “acordado” de visitantes (tráfego) por dia / semana / mês, o host tem o direito de desativar o site por quebra de contrato – ou enviar uma fatura.

Outra consideração antes de usar provedores de hospedagem gratuita é que eles frequentemente impõem um tamanho máximo nos arquivos que você carrega.

Então, se você deseja distribuir software ou imagens de alta resolução, um host pago oferece a capacidade de carregar os tamanhos de arquivo maiores necessários.

Publicidade

Muitos, mas nem todos os hosts gratuitos impõem publicidade em seu site para cobrir os custos de fornecer espaço gratuito à web.

A maioria das pessoas se deixa levar por banners e pop-ups comerciais. Sites repletos de anúncios geralmente são considerados de baixa qualidade e até spam, o que é um adiamento imediato.

Para garantir a segurança, verifique as letras pequenas para ver se são esperados anúncios em troca de hospedagem gratuita antes de se inscrever.

Opções de atualização

Procure saber se um host oferece espaço para o seu site crescer. A maioria dos novos sites começa com hospedagem compartilhada, o que é bastante poderoso atualmente.

No entanto, como você espera que um site cresça ao longo dos anos, considere um servidor mais poderoso (virtual privado ou dedicado, por exemplo). Verifique se o host possui planos adequados para atualizar e se o processo é o mais direto possível.

 

Por que pagar por hospedagem na web?

Tempo de atividade (confiabilidade)

A confiabilidade é bem importante para serviços gratuitos e pagos, mas o pago certifica isso. É provável que você deseje que seu site funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você só o obtém de um host com servidores confiáveis ​​e conexões de rede estáveis.

Antes de tomar a decisão por um determinado host, consulte o tempo de atividade do host. Você pode ler as resenhas e verificar as garantias de tempo de atividade anunciadas.

Assim, um site de difícil acesso ou frequentemente inativo perde visitantes, clientes e pode prejudicar bastante a receita.

Se alguém encontrar seu site e tentar acessá-lo apenas para descobrir que ele não está disponível, ele não hesitará em acessar um site concorrente.

Dessa forma, o acesso lento é muito frustrante para visitantes dedicados (e para você também, quando você carrega novo conteúdo).

Tráfego / largura de banda

Leia e entenda as limitações impostas à largura de banda usada e selecione um plano apropriado. Se seu site incorporar vídeo, áudio ou outros elementos que exijam um nível mais alto de largura de banda, você deseja um plano que atenda às suas necessidades.

Painel de controle

O objetivo de um painel de controle é permitir que você gerencie vários aspectos de sua conta de hospedagem de sites.

Você deve esperar um painel de controle de um host comercial para poder executar tarefas de manutenção diárias sem precisar esperar pelo suporte técnico para fazer alterações simples.

O “cPanel” fornece um painel simples para gerenciar endereços de email, senhas de contas e configurações básicas de servidor.

Pode ser demorado passar por um operador de suporte técnico ou ser obrigado a pagar uma taxa adicional cada vez que você desejar executar tarefas administrativas simples.

Hospedagem de Vários Domínios

É comum possuir mais de um domínio, eles são baratos hoje em dia e é difícil resistir a possuir alguns.

Nesse caso, você precisa acomodar domínios extras com espaço extra de hospedagem. Para simplificar o processo de hospedagem, é possível hospedar mais de um domínio a partir de uma única conta.

Dessa forma, cada site separado hospedado na mesma conta é chamado de domínio complementar. A maioria dos provedores de hospedagem compartilhada permite domínios adicionais. É recomendável verificar com antecedência como eles cobram.

Custo

Com hospedagem na web, como em tudo, você obtém frequentemente o que paga. Se você tem um site básico que não espera uma grande quantidade de tráfego ou planos de hospedagem com capacidade mais alta tem preços diferentes.

A maioria dos hosts comerciais oferece a flexibilidade de escolher como você deseja pagar com planos de pagamento mensais e anuais.

Assim, depois de ter certeza de que eles oferecem um serviço confiável, você pode mudar para pagamentos anuais que são mais baratos ou mudar de host rapidamente, caso não atendam às suas expectativas.

Por fim, vamos discutir renovações. Se o preço estiver OK para um pacote, veja o preço da renovação do pacote.

É uma norma do setor oferecer preços baixos de inscrição, mas cobrar quantias muito mais altas em renovações. A menos que você esteja de acordo em alternar entre hosts a cada poucos anos, os preços das renovações são inevitáveis.

O email

Se você deseja hospedar contas de email alinhadas com seu site, verifique se o host permite configurar os endereços de email que você deseja no seu domínio, antes da inscrição.

Parece um pouco ruim ter um endereço de e-mail aleatório não associado ao seu domínio: quanto mais profissional for, melhor – voce@seudominio.com.

No caso de e-mails serem fornecidos, não é grande coisa, tem outros meios de obter uma conta de email com seu próprio nome de domínio.

Suporte técnico

As coisas podem dar errado no momento mais inconveniente, por isso verifique melhor se o seu host possui suporte profissional 24/7 / 365.

Você vai querer que alguém lá jogue uma tábua de salvação quando você pressionar o botão S.O.S e saber que a pessoa que escolhe do outro lado está tecnicamente equipada com o conhecimento para ajudá-lo.

Assim, poderá haver momentos em que você tenha configurações não urgente a fazer. Você pode resolvê-lo em seu próprio tempo, ao mesmo tempo em que controla melhor as configurações do servidor.

O host possui uma base de conhecimento ou FAQs para navegar para ajudar a melhorar seu entendimento?

Conheça um tipo inovador de apresentar seus produtos ou serviços, Sites 3D.

Boa sorte!

 


Posts relacionados

Posts not found

Deixe um comentário